Nos termos do disposto no artigo 4º do Regulamento (CE) nº852/2004, os operadores das empresas do setor alimentar devem respeitar critérios microbiológicos, que devem fazer parte integrante da aplicação de procedimentos baseados no sistema HACCP e de outras medidas de controlo da higiene. Para esse efeito, devem efetuar testes relativamente aos valores fixados para os critérios, mediante a colheita de amostras, a realização de análises e a aplicação de medidas corretivas, em conformidade com a legislação alimentar e as instruções dadas pelas autoridades competentes.
A Sete Princípios presta serviços no âmbito do Controlo Analítico (Alimentos, Águas, Higio-sanitário, Ambiental), disponibilizando uma vasta gama de análises laboratoriais:
Mas afinal, porque é importante realizar o controlo analítico?
O controlo microbiológico torna-se determinante no controlo de doenças de origem alimentar derivadas de contaminações por más práticas de higiene e manipulação alimentar.
As mãos, juntamente com o ar, constituem uma das principais fontes/ veículos de microrganismos para os alimentos. Tal como todos os animais utilizados como fonte de alimentos, também o Homem é possuidor de uma flora específica e adaptada aos diferentes ambientes que se encontram no corpo humano. Coliformes e Staphylococcus aureus são os principais microrganismos envolvidos na contaminação de alimentos pelo Homem. Estes microrganismos têm a sua origem na matéria fecal (os coliformes) e na pele dos manipuladores.
Por seu lado, os utensílios, equipamentos e superfícies não possuem uma microflora própria, sendo um reflexo dos cuidados tidos na sua higiene e manutenção. Tendo em conta que os microrganismos aderem facilmente aos materiais, o contacto dos alimentos com superfícies indevidamente higienizadas – bancada de trabalho, paredes, etc. – aumenta bastante a sua carga microbiana. Equipamentos e acessórios que não sejam devidamente higienizados são inevitavelmente fontes de contaminação. O mesmo acontece com outros utensílios, facas, tábuas de corte, recipientes, etc.
A análise ao produto alimentar finalizado permite compreender se na cadeia de produção existe algum procedimento que esteja a ser mal implementado ou até a ausência de alguma etapa que seja necessária incluir de forma a minimizar a transmissão de contaminantes.
As doenças de origem alimentar podem ser fatais em idosos, crianças e pessoas mais debilitadas. Por essa razão, de forma a proteger os seus clientes, garantir a confiança dos consumidores e o cumprimento dos requisitos legais, é importante estabelecer um Plano de Controlo Analítico com a periodicidade adequada à empresa.
A Sete Princípios ajuda-o a proteger-se a si e aos outros!
Oferecemos Soluções de Qualidade, Segurança Alimentar e Nutricional, através de um acompanhamento totalmente personalizado dos nossos clientes/ parceiros.
Coloque-nos um desafio. Será um prazer apresentar-lhe as soluções!