Cada vez mais o consumidor tem a necessidade de saber exatamente como é constituído o produto que adquire, quer seja pela preocupação crescente com os hábitos alimentares, quer seja pela preocupação associada a problemas de saúde que tantas vezes limitam a compra de produtos alimentares por falta de informação.
Com a entrada em vigor do Regulamento (UE) nº1169/2011 relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios, surgiram também novas obrigações e responsabilidades aos operadores do setor alimentar em matéria de informação sobre os géneros alimentícios, obrigando a uma informação exata, clara e facilmente compreensível para o consumidor por parte do operador que comercializa o produto.
No caso dos géneros alimentícios pré-embalados, por exemplo, a informação obrigatória sobre os géneros alimentícios deve figurar diretamente na embalagem ou num rótulo fixado à mesma.
Na rotulagem dos produtos alimentares é obrigatória, entre outras, a indicação das seguintes menções:
A declaração nutricional a disponibilizar pode ser apresentava de várias formas, não havendo ainda em Portugal um formato obrigatório a ser seguido.
Adicionalmente, o semáforo nutricional e o Nutri-score são opções que facilitam a leitura da declaração nutricional através de um código de cores e/ou letras, e cativam os consumidores interessados num estilo de vida mais saudável.
Por outro lado, a informação em tabela torna-se a opção mais tradicional, usualmente apresentada na parte de trás da embalagem, e surge como uma opção que permite uma melhor comparação com outros produtos no mercado e uma compreensão mais completa do perfil nutricional do produto.
Existem ainda obrigatoriedades legais relativas à rotulagem de produtos alimentares vendidos à distância (por exemplo, em lojas online) e menções obrigatórias em géneros alimentícios não pré-embalados para venda aos estabelecimentos de restauração coletiva.
A rotulagem é, para além de uma obrigatoriedade legal e alvo de fiscalização, a primeira oportunidade para apresentar o produto e ganhar a confiança do consumidor, num universo em que a imagem e a informação são cada vez mais valorizadas.
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